memorizar melhor para exames

Dicas para melhor memorizar para os exames

Cada indivíduo possui uma capacidade inata de memorização, que em geral é testada quando da proximidade de provas e exames. Seja no estudo ou no exercício de uma atividade profissional, melhorar a capacidade de memorização é essencial.

Essa capacidade pode ser exercitada, e depende de fatores externos. Vamos ver aqui algumas dicas para que o estudante possa manter o foco e a concentração, itens importantes para a melhoria da capacidade de memorização:

dicas para memorizar

Dicas para melhor memorizar

  1. Cuidar do corpo e da mente – manter o corpo e a mentes sãos é o primeiro passo para melhor memorizar. Isso significa ter boa alimentação, buscar a prática de alguma atividade física e priorizar boas noites de sono. Com o organismo em pleno funcionamento e com a menta sadia e descansada, os frutos serão colhidos mais facilmente.
  2. Preparar bem o local – segundo os especialistas em educação, o processo de aprendizagem e memorização está intimamente ligado ao ambiente. Por isso, é importante destinar um local específico, bem iluminado e arejado. Dentro do possível, que esse lugar também seja o silencioso, sem a presença de muitos ruídos externos, que podem atrapalhar a concentração.
  3. Conheça seu perfil – cientificamente é comprovado que as pessoas assimilam e memorizam os conteúdos de forma diferente. Alguns são extremamente visuais, outros auditivos e ainda há os que unem ambas as formas. Portanto, descubra como você memoriza o conteúdo de forma mais fácil, e se for o caso, grave e escute, copie e reescreva, pois, esse processo irá facilitar a memorização.
  4. Busque a concentração – antes do período de estudo é preciso buscar estar concentrado, e a respiração é um importante aliado nesse processo. Procurar esvaziar a mente ajuda a melhorar a memorização.
  5. Evitar interferências externas – dedique um tempo para o seu estudo, e nesse tempo, deixe o celular desligado e avise as pessoas que moram com você que não devem haver perturbações. Procure se livrar também de outros aparelhos que possam distrair, como a televisão, o computador e outros equipamentos.
  6. Tenha um plano de estudos – organização e método são fundamentais para o processo de memorização, então estabeleça um plano de estudos e o siga fielmente, pois assim, o tempo será melhor aproveitado e a aprendizagem facilitada.

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *