melhor metodo de estudo

Como escolher o melhor método de estudo

Cada indivíduo é único, com suas características pessoais e suas peculiaridades. Embora a maioria das pessoas saiba disso, esquece que é importante saber se reconhecer a fim de facilitar grande parte de suas escolhas.

Essa lógica vale também para os estudos. Nem todos aprendem da mesma forma, e isso é cientificamente comprovado. Portanto, saber mais sobre o seu perfil irá ajudar a encontrar o melhor método de estudo.

E quais são os principais métodos de estudo?

metodo de estudo

Segundo os especialistas em aprendizagem, existem diversos perfis de alunos, e cada um deles se utiliza de recursos diferenciados para apreender os conteúdos em questão. Vejamos agora os principais perfis:

  • Alunos de perfil visual – para esse perfil, imagens, gráficos, ilustrações e outras formas visuais facilitam o aprendizado, já que eles associam as imagens ao conteúdo exposto.
  • Alunos de perfil auditivo – esse tipo de aluno absorve melhor os conteúdos se ouvir, gravar e ouvir novamente. Existem atualmente muitos recursos disponíveis para esse tipo de perfil, o que facilita o aprendizado.
  • Alunos de perfil sinestésico – esse aluno prefere a prática ao invés da teoria. Ele absorve melhor os conteúdos se for a campo, se fizer uma experiência ou um jogo de aprendizado, pois esses recursos facilitam o método de estudo.

Descubra o método mais eficiente

Vimos aqui apenas alguns exemplos de como o cérebro humano é capaz de absorver conhecimento. É provável que você tenha se identificado com um ou mais desses perfis.

O importante é você descobrir o método que funciona para você. Alguns alunos são extremamente metódicos e organizados, outros fazem do caos o espaço de aprendizagem.

Com um pouco de observação e de prática você irá perceber como o seu cérebro funciona e qual o melhor método para aprender. E lembre-se de que ele será único, só seu, e quanto mais você praticar, mais poderá melhorar seu desempenho nos estudos.

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *