tecnologia e ensino

Como a Tecnologia Vai Melhorar o Ensino no Futuro

Vivemos uma verdadeira revolução tecnológica, que afeta todos os setores das nossas vidas. Nos comunicamos de outra forma, interagimos e trabalhamos de outra forma e aprendemos de outra forma.

As transformações tecnológicas já mudaram muito a nossa forma de obter conhecimento. Nosso aprendizado já não é o mesmo que há dez, vinte anos atrás. As bibliotecas físicas foram substituídas pelos buscadores virtuais.

Trocamos os livros de papel pelos e-books, assistimos tutoriais que ensinam praticamente de tudo, lemos jornais e revistas do mundo todo, com apenas alguns clicks.

E como a tecnologia vai melhorar o ensino?

Quanto mais acesso ao conhecimento, maiores as probabilidades de apreendermos mais conteúdo. Entretanto, esse processo de adaptação não é imediato. Ainda confundimos informaçãoaprender com conhecimento, e eles são conceitos bem diferentes.

Nas escolas formais e tradicionais, a tecnologia vem trazendo cada vez mais novidades. Maior interação, novas ferramentas e plataformas visuais e intuitivas, maior conectividade com o mundo que nos cerca.

A melhoria do ensino proporcionada pela tecnologia já pode ser mensurada atualmente. As crianças nascidas nos últimos anos já experimentam essa nova realidade desde os primeiros meses de vida.

Muito além da escola formal

Uma das principais transformações, no entanto, está fora das escolas formais. Se até pouco tempo atrás elas eram o principal local onde se concentrava o conhecimento, hoje é possível fazer cursos online, à distância.

As distâncias, aliás, desapareceram completamente. Não existem mais fronteiras físicas e nem mesmo de linguagem. O acesso é democrático, para todos. Resta saber quais serão os próximos passos dessa revolução no ensino, trazidos pela tecnologia.

Essa revolução já começa a apresentar resultados visíveis e claros. E certamente novas formas de aprendizagem serão implementadas em pouco tempo. Novas ferramentas, novas formas de interação e novos métodos ditarão o ritmo do aprendizado, tanto de crianças como de adultos, em pouco tempo.

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *